especial
Santos, 17.05 - .24.05 de 1997

Acústico é o novo trabalho dos Titãs

Flávio Lopes e Emersom Chaves

<

No último dia 15, os Titãs deram uma entrevista coletiva à imprensa, na gravadora WEA , para divulgação do novo trabalho. Esse disco mostra um lado da banda até então desconhecido: um estilo acústico combinando com as canções trabalhadas e melódicas. A conversa desenrolou-se de uma forma descontraída, durante a qual, além de responderem a inúmeras perguntas sobre esse recente trabalho, fizeram rápida retrospectiva dos 15 anos de carreira.

A entrevista iniciou com uma pergunta muito oportuna. O que eles achavam do resultado da pesquisa elaborada pela revista BIZZ, que elegeu o LP "Cabeça Dinossauro" como o melhor de todos os tempos do rock nacional. Para Marcelo Fromer (violão), é muito importante esse reconhecimento do público. Sobre os comentários da crítica especializada, ele diz não se importar. Nando Reis ( voz e baixo), revela que a música tem uma influência muito grande na vida das pessoas, pois, até hoje, o disco é uma referência.

A Trajetória da banda

A história dos Titãs é bem parecida com a maioria dos grupos que surgiu na década de 80. Foi pela vontade de tocar que José Gomes dos Reis (Nando Reis, baixo e voz), Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho (Arnaldo Antunes, voz), Sergio de Britto Alvarez Afonso (Sergio Britto, voz e teclados), Joaquim Claudio Correia de Mello Junior (Branco Mello, voz), Paulo Roberto de Souza Miklos (Paulo Miklos, voz e saxes), Antonio Carlos Liberatto Belotto (Toni Belotto, guitarra), Marcelo Fromer (guitarra), e André Jung, depois substituído por Charles de Souza Gavin (Charles Gavin, bateria), formaram a banda.
Tudo começou em 1982, em São Paulo. O nome inicial da banda era Titãs de Ié-Ié-Ié. Com o nome reduzido para Titãs, lançaram o primeiro disco em 1984, "Titãs". Em 1985, sai o segundo LP "Televisão" e em 1986, lançaram o seu terceiro disco, "Cabeça Dinossauro", que os levou ao ápice da carreira.
Em 1987 sai o quarto LP, "Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas". No mesmo ano participaram do festival de Montreaux, Suiça , iniciando a carreira internacional. Este show está registrado no disco "Go Back". Em 1989, sai o sexto álbum do grupo, "Õ Blésq Blom". Já em 1991, o álbum "Tudo Ao Mesmo Tempo Agora".
Dois anos mais tarde lançam "Titanomaquia" e no ano seguinte, uma coletânea dupla chamada "Um" e "Dois". Após longa parada, em 1995 se reúnem para lançar "Domingo". O mais recente trabalho da banda é o CD "Acústico" que será lançado em 22 de maio.

Em relação ao novo CD, Branco Mello (voz) comenta que a finalização acabou dando certo e que os Titãs não irão virar uma banda acústica. Ele diz que a escolha do repertório foi bastante discutida. Somente após muitas adequações e depois de vários ensaios as mudanças foram surgindo.

As participações especiais, canções até então esquecidas, foram lembradas e introduzidas no CD. A participação do músico argentino Fito Paez em Go Back foi brilhante, diz Paulo Miklos (voz e bandolim). " Um músico de mão cheia, ele se adaptou perfeitamente ao estilo do grupo". Miklos ainda completou dizendo que esse acústico é uma grande novidade, e que Paez possui uma veia roqueira fantástica, "aprendemos muito com ele".

Um dos melhores momentos da coletiva foi em relação aos Titãs terem dedicado o disco aos Mamonas Assassinas. Fromer contou que os Titãs encontraram os Mamonas apenas uma vez, no camarim, e foi muito divertido. "Nossos filhos pediram autógrafos para eles, e eles para nós. Eles eram pessoas muito divertidas e difíceis de serem esquecidas". Já Mello, afirma que não foi nenhum tipo de homenagem póstuma, e sim, o que os Mamonas significaram para todos.

Por fim, os Titãs continuam a todo vapor. A música Pra dizer adeus, que está tocando nas rádios, é apenas uma canja do que vem pela frente. O novo CD estará nas lojas a partir do dia 22 de maio. O acústico é tudo aquilo que se imaginava e um pouco mais. O show de estréia acontece no dia 21 de Junho no Palace (S.P).




Ciência | Cultura | Economia | Educação | Esporte
Informática | Mídia | Política | Regional

Unisanta | Home Page