Você está aqui: Primeira página » Geralis
Edição nº 354 | Ano XVIII | Fechada em 22/03/11 às 16h10
Cadernos
 Campus
 Cultura
 Esportes
 Geralis
 Porto
 Saúde
 Primeira página

Contato
 Escreva para nós
 Sugira uma pauta
 Colabore conosco

Sobre o Online
 Expediente
 Arquivo
 História

 Parceria InfoSpace
 Parceria U-Wire
 RSS

Especiais
 Eleições 2004
 Eleições 2006
 Intercom 2007

 Eleições 2008
 Copa do Mundo 2010

 

 

 
Rodeio de Itanhaém é o maior rodeio de praia do Brasil
terça-feira, 29 de março de 2011

Caroline Menezes

Envie esta matéria para um amigo Imprima esta matéria

 Josy Inácio

Há seis anos a festa de peão mais tradicional do interior, o rodeio, chegou à Baixada Santista. A cidade de Itanhaém se consagrou a maior festa de rodeio realizado em cidade de praia no Brasil. O Itanhaém Rodeo Festival vai para a sétima edição reunindo cowboys de várias partes do Brasil e cantores da atualidade, prometendo uma média de público de 200 mil pessoas.

Nas seis edições já realizadas, o Itanhaém Rodeo Festival levou para a cidade grandes nomes da música sertaneja como Zezé di Camargo e Luciano, Rio Negro e Solimões, Edson e Hudson e Daniel, e também do pop rock como Jota Quest, Capital Inicial, CPM22 e NX Zero. Sediou também uma etapa do Professional Bull Riders (PBR), torneio americano que reúne cowboys de vários países, além da etapa do rodeio universitário.

Na cidade são realizadas as provas de montaria em touro – em que o peão deve permanecer oito segundos em cima do animal com uma das mãos levantadas -, prova cronometrada dos três tambores – prova feminina em que a competidora, em um cavalo, tem que passar por obstáculos (tambores) no menor tempo possível – e a montaria infantil, onde crianças montam em carneiros.

Os competidores são de várias partes do Brasil, selecionados pela Confederação Nacional de Rodeio. Os peões da cidade também participam. Após passarem por uma seletiva são escolhidos os melhores.

Segundo o secretário de governo e comunicação de Itanhaém, Silvio Fernando Lousada Paulo, essa é a maior festa realizada no município e a que agrega o maior público porque também coincide com o feriado do dia de Tiradentes. Lousada conta ainda que a média de público por dia é de 30 a 40 mil pessoas, “não dá para saber ao certo porque depende muito do show que vai ter no dia”.

Uma pesquisa realizada no município mostra que a maior parte das pessoas vão ao rodeio por causa dos shows, mas também para assistir as montarias. A estudante de direito, Fernanda Gomes Dias, parece ser uma prova desses dados. “Antes eu ia por causa dos shows, mas aprendi a gostar das montarias”. Já a professora de ensino básico, Alessandra Vanessa Ribeiro, diz que não gostou dos shows nem das montarias. "É muita brutalidade com os animais”. Alessandra foi na 1º edição da festa. “Fui só para conhecer, não pretendo voltar, é uma coisa que não me atrai”, conclui a professora.

Fernanda, que já foi em três edições, ressalta também que para ela o rodeio é um modelo de vida, “a cultura sertaneja em geral é um modelo de vida”. Assim como a professora Alessandra, a estudante não pretende voltar porque os shows desse ano não a agradaram. As duas também reclamaram da falta de segurança. Fernanda conclui dizendo que o show que mais a agradou foi do CPM22.

Criação - O rodeio chegou em Itanhaém em 2005 por iniciativa do atual prefeito, João Carlos Forssell. Em 2000, quando era candidato à prefeitura, Forssel disse que faria a festa country, porém, não foi eleito. Quatro anos depois, foi eleito e no ano seguinte, em 2005, a cidade começou a sediar uma das etapas do Circuito Nacional de Rodeio, sempre no mês de abril para comemorar o aniversário do município, no dia 22.

Edição 2011 – Este ano o Itanhaém Rodeo Festival será realizado do dia 20 a 24 de abril e a noite de shows será aberta pelo cantor Luan Santana seguido de Maria Cecília e Rodolfo, Leonardo, Latino e Jeito Moleque. O público esperado, segundo Silvio Lousada, é de 200 mil pessoas nas cinco noites. Esses números representam mais do que o dobro da população, que segundo dados do IBGE de 2010 é de 85.952 mil habitantes. É possível comparar também ao público recorde do rodeio de Itu em 2010, durante quatro dias de festa 60 mil pessoas compareceram.


Leia também no caderno Geralis

 Filhos destacam o esforço de mães adolescentes
 Aposentados retornam ao mercado de trabalho
 “McLixo” é alternativa para fanáticos por McDonald’s


 

 

 

 

Twitter Página do Online no Facebook RSS do Unisanta Online Comunidade do Unisanta Online no Orkut

Há 1 ano no Online


Albergue Noturno, o lar dos 'refugiados'

Leia mais »


Há 5 anos no Online


Escola da Ponte possui método inovador de ensino

Leia mais »


Há 10 anos no Online


Fiscalização eletrônica causa polêmica em São Vicente

Leia mais »

 

UNISANTA Online - Jornal-laboratório desenvolvido por alunos do segundo ano do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília. Correspondência: Rua Oswaldo Cruz, 277 - 11045-907 - Boqueirão - Santos/SP. © 1994-2011 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados. Reprodução de textos permitida mediante autorização. As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da instituição.