CADERNO SAÚDE  
edição de 18.08 a 25.08 de 2007

  CADERNOS

 Campus
 Ciência/Tecnologia
 Cultura
 Geralis
 Mídia
 País
 Regional
 Saúde
 Primeira página



  OUTROS SERVIÇOS

 UNISANTA Online WAP
 UNISANTA Online RSS

 Podcast do Online



  CONTATO

 Sugira uma pauta
 
Colabore conosco
 
Escreva para nós


  O ONLINE

 Arquivo
 
História
 
Eleições 2004
 
Parceria InfoSpace
 
Parceria U-Wire
 Expediente



  ADICIONE-NOS

 Na lista de Favoritos
 Como sua página inicial



 

 

 

 

 

 
imprima esta página
indique esta matéria para um amigo
Implantes dentários mudam a vida de pacientes
sábado, 18 de agosto de 2007

Nádia Catalina

"Antigamente não sorria tinha medo. Hoje estou muito feliz e ficou perfeito". Esse é o comentário da dona de casa Rosangela Santos,que afirmou ter sua vida mudada após ter recebido o implante dentário. A implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido a ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de "pinos", sobre os quais, posteriormente, será instalada uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

Para receber um implante, é preciso ter gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Segundo Ricardo Goldman, chefe da cadeira de Implantodontia da UNISANTA, o paciente passa primeiro por consulta pré-operatória, onde é avaliado para ver se tem condições de receber o implante. Assina um termo de conscientização que faz com que ele compreenda que é um tratamento clínico.“O tratamento é longo e depende do organismo da pessoa. O paciente fica de quatro a seis meses para integrar o implante no osso, e mais uns 30 dias para a confecção da prótese” comenta Goldman.

Ricardo relata também que nesses implantes usados, há um risco de apenas 20% de rejeição. Existem dois tipos de implantodontia que a Associação Americana considera mais seguro: implantes ósseo integrado e implantes subperiódicos. em ambos são sutilizados o material de titânio.

Os implantes em geral duram de 10 a 20 anos, dependendo da sua localização e da colaboração do paciente. Por sofrerem mais estresse e serem mais utilizados, os implantes dos molares não costumam durar tanto tempo quanto os implantes localizados na parte frontal da boca.

Os implantes são, em geral mais caros que os outros métodos de substituição de dentes. Na UNISANTA o custo médio do tratamento é R$ 140,00, e a maioria dos convênios não cobrem esses valores.

Goldman complementou dizendo que é importante ter uma boa higiene bucal, e visitar o dentista regularmente, para evitar problemas e a perda precoce dos dentes. "O importante é que todas as pessoas se concientizem que a higiene bucal é muito importante. É como tomar banho, tem que escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia" afirma.


Outras reportagens do caderno Saúde:

 Colesterol pode ser diagnosticado a partir dos 3 anos
 Genética é a maior causa do Transtorno Bipolar do Humor
 Criança vítima de botulismo deixa a UTI


 

 

 

 

DESTAQUES

PODCAST DO ONLINE 

Sempre realizando experiências com as mais recentes tecnologias disponíveis, o UNISANTA Online inicia a publicação de matérias especialmente desenvolvidas para podcast.
Leia mais
 

ONLINE RSS 

Pioneiro em seu segmento, o UNISANTA Online publica uma versão XML de suas reportagens semanais.
Leia mais
 

ONLINE WAP 

Conheça agora mesmo o UNISANTA Online WAPOs destaques da programação cultural da Baixada Santista e as manchetes da edição web estão no UNISANTA Online WAP, o primeiro Jornal Laboratório  disponível para dispositivos móveis.
Leia mais
 

NO CAMPUS 

FaAC
Site da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), mantenedora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão em Moda da UNISANTA.

UNISANTA Notícias
Página contendo as últimas novidades da universidade em informes elaborados pela Assessoria de Comunicação da UNISANTA.

Visita virtual 360º
Faça agora mesmo uma visita virtual ao campus da UNISANTA e visualize seus ambientes em 360º.

Primeira Impressão
Jornal-laboratorial elaborado por alunos do quarto ano do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília.

mais sites

 

UNISANTA Online - Jornal-laboratório da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC)
Correspondência: UNISANTA Online - Rua Oswaldo Cruz, 266 - Boqueirão - Santos - SP.
© 1994-2007 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados. Reprodução de textos permitida mediante autorização.
As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos
professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da Universidade.