CADERNO CULTURA  
edição de 10.03 a 17.03 de 2007

  CADERNOS

 Campus
 Ciência/Tecnologia
 Cultura
 Geralis
 Mídia
 País
 Regional
 Saúde
 Primeira página



  INTERNATIONAL 

 InfoSpace



  OUTROS SERVIÇOS

 UNISANTA Online WAP
 UNISANTA Online RSS

 Podcast do Online



  CONTATO

 Sugira uma pauta
 
Colabore conosco
 
Escreva para nós


  O ONLINE

 Arquivo
 
História
 
Eleições 2004
 
Parceria InfoSpace
 
Parceria U-Wire
 Expediente



  ADICIONE-NOS

 Na lista de Favoritos
 Como sua página inicial



 

 

 

 

 

 
imprima esta página
indique esta matéria para um amigo
Santos classifica dupla para torneio mundial de cosplay
sábado, 10 de março de 2007

Matheus Henrique Misumoto

 Divulgação/Editora JBC

Santos foi palco, no último final de semana, de uma das seletivas da etapa brasileira do World Cosplay Summit (WCS). A competição envolve fãs de animes, mangás e videogames que se fantasiam e interpretam os personagens das séries, os chamados cosplayers.

A preliminar da Baixada Santista foi realizada durante o Anime Summer, que teve público de aproximadamente 2.500 pessoas no dia 4 de março. Cinco duplas se inscreveram. Petra Leão e Alessandra Fernandes foram as vencedoras da seletiva.

Petra pratica o hobby há 10 anos e Alessandra se dedica ao cosplay há oito. Elas interpretaram dois personagens do anime Rosa de Versalhes, da década de 70. Para a final nacional, elas pretendem usar uma nova fantasia, mas também de uma série clássica.

Para assistir: seletiva brasileira do World Cosplay Summit em Santos/SP
 

"Planejamos outra fantasia para este ano, mas soubemos do evento e resolvemos tentar a seletiva com a que usamos no ano passado. Assim poderíamos nos dedicar à nova fantasia", diz Alessandra, que veio do Rio de Janeiro para participar da audição. "Resolvemos isso na quarta-feira. Na sexta decoramos o texto e ontem (sábado) ensaiamos", completa.

Para a paulistana Petra, o campeonato mundial deu um ânimo maior para os cosplayers. "Nos concursos de eventos, a gente já tinha uma idéia do que esperar, não dava ânimo para inovar. Já o WCS não é uma simples apresentação, é um show. Você pode fazer efeitos especiais, inovar e fazer o público bater palmas. Isso é que é bacana".

Elas participam da final brasileira em São Paulo, no dia 2 de junho, junto com outros 14 concorrentes. A dupla vencedora da etapa nacional vai ao Japão representando o Brasil na final mundial do WCS, que será realizada em Nagoya no dia 5 de agosto.

A dupla já tinha participado da final nacional do ano passado. Sobre a experiência, elas ressaltam o espírito esportivo e de confraternização entre os aspirantes a enviados brasileiros na competição. "Seja quem for, estará representando o Brasil, representando todos nós", diz Petra.

O World Cosplay Summit, considerado um campeonato mundial, existe desde 2003 e é realizado anualmente no Japão. Na edição deste ano, a competição contará com representantes de 10 países: Japão, China, Tailândia, Singapura, Alemanha, Itália, França, Espanha, México e Brasil. Outros dois países ainda serão anunciados pela organização.

O mundial é organizado pela TV Aichi. No Brasil, a responsável pelo campeonato é a Editora JBC, especializada em publicações ligadas à cultura japonesa. Para Ricardo Wendel, jurado da etapa brasileira, o que mais conta no julgamento é a performance no palco. "Cada dupla tem três minutos para se apresentar. Nesse tempo, eles têm que cativar o público, ter um clímax na apresentação", explica.

No ano passado, os irmãos Maurício e Mônica Somenzari Leite Olivas ganharam a final mundial do WCS na primeira participação do País no campeonato. Maurício diz que conhecer o Japão era seu maior sonho. "Sou fã da cultura japonesa desde meus 9 ou 10 anos. Foi uma experiência incrível, conhecer uma cultura que admiro através de uma atividade que eu gosto tanto".

A maior recordação da final do WCS, segundo os atuais campeões, é o clima e a amizade entre os concorrentes. Sobre a apresentação na final, Maurício conta que estava muito nervoso antes de subir ao palco. "Depois disso, eu comecei a chorar muito. Fazer a apresentação naquele palco era o maior prêmio que eu poderia sonhar até então".

Na segunda parte, eles voltaram ao palco para o anúncio do resultado. "Anunciaram a Itália, uma dupla japonesa, e então eu fechei os olhos. E ao abrir, havíamos sido consagrados campeões mundiais. Chorei mais e mais, não pude conter a emoção. Acho que jamais esquecerei as palavras do apresentador do evento: `And the grand champion goes to Brasil team`", conta Maurício. "Eu não acreditei. Estava muito emocionada, fui abraçar meu irmão", complementa Mônica.

Eles dizem que há grandes chances de o Brasil conquistar de novo o World Cosplay Summit. "As eliminatórias brasileiras têm sido incríveis, mal posso esperar pela final", finaliza Maurício. Os dois já estão classificados automaticamente para a final nacional por terem vencido a etapa brasileira no ano passado.


Outras reportagens do caderno Cultura:

 Cine Arte ganhará novas instalações em 2008


 

 

 

 

DESTAQUES

PODCAST DO ONLINE 

Sempre realizando experiências com as mais recentes tecnologias disponíveis, o UNISANTA Online inicia a publicação de matérias especialmente desenvolvidas para podcast.
Leia mais
 

ONLINE RSS 

Pioneiro em seu segmento, o UNISANTA Online publica uma versão XML de suas reportagens semanais.
Leia mais
 

FOMOS LÁ... 

 O Portal da Comunicação
 Você nunca mais vai ler um jornal do mesmo jeito
 A visão do mundo pelas lentes de um estudante
 A visão do mundo pelas lentes de outro estudante
 A informação também é responsabilidade
 Revista eletrônica de jornalismo cientifico
 Centro de mídia independente
 Site do professor Cláudio Moreno; um guia sobre Língua Portuguesa


ONLINE WAP 

Conheça agora mesmo o UNISANTA Online WAPOs destaques da programação cultural da Baixada Santista e as manchetes da edição web estão no UNISANTA Online WAP, o primeiro Jornal Laboratório  disponível para dispositivos móveis.
Leia mais
 

NO CAMPUS 

FaAC
Site da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), mantenedora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão em Moda da UNISANTA.

UNISANTA Notícias
Página contendo as últimas novidades da universidade em informes elaborados pela Assessoria de Comunicação da UNISANTA.

Visita virtual 360º
Faça agora mesmo uma visita virtual ao campus da UNISANTA e visualize seus ambientes em 360º.

Primeira Impressão
Jornal-laboratorial elaborado por alunos do quarto ano do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília.

mais sites

 

UNISANTA Online - Jornal-laboratório da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC)
Correspondência: UNISANTA Online - Rua Oswaldo Cruz, 266 - Boqueirão - Santos - SP.
© 1994-2007 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados. Reprodução de textos permitida mediante autorização.
As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos
professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da Universidade.