CADERNO SAÚDE  
edição de 12.08 a 19.08 de 2006

  CADERNOS

 Campus
 Ciência/Tecnologia
 Cultura
 Geralis
 Mídia
 País
 Regional
 Saúde
 Primeira página



  OUTROS SERVIÇOS

 UNISANTA Online WAP
 UNISANTA Online RSS

 Podcast do Online



  CONTATO

 Sugira uma pauta
 
Colabore conosco
 
Escreva para nós


  O ONLINE

 Arquivo
 
História
 
Eleições 2004
 
Parceria InfoSpace
 
Parceria U-Wire
 Expediente



  ADICIONE-NOS

 Na lista de Favoritos
 Como sua página inicial



 

 

 

 

 

 
imprima esta página
indique esta matéria para um amigo
Projeto Alfa da Unilus é referência no País
sábado, 12 de agosto de 2006

Carolina Marchioli

 Divulgação

Com quase 20 anos de fundação e tradição, o Projeto Alfa da Faculdade Ciências Médicas do Centro Universitário Lusíada (Unilus) tem ganhado destaque no cenário nacional graças ao empenho de alunos voluntários, de 1º a 6º ano. Trata-se de um curso de primeiros-socorros focado principalmente na comunidade.

“O Alfa busca passar para a comunidade o que a própria comunidade passa”, diz um dos coordenadores do projeto, Bruno Rafael Zaher, aluno do 3º ano da Unilus e completa: “Por mais que o curso seja voltado para a área médica, ele acaba se voltando mais para a comunidade, pessoal da área de segurança, técnicos em enfermagem”.

Interessados com idade a partir de 14 anos aprendem, por 15 dias, como proceder diante de casos corriqueiros como um acidente de trânsito, um afogamento, transporte de feridos ou um engasgamento.

O terceiroanista explica que o curso é baseado essencialmente em como realizar uma ressucitação cardio-pulmonar, chamada RCP. Além disso, o aluno tem uma introdução à massagem cardíaca e respiração boca-a-boca. "Trabalhamos também com prevenção de acidentes", diz.

Pelo fato de emitirem certificado, Zaher explica que há uma preocupação especial em se fazer uma avaliação do aluno antes da entrega da certificação. “Aplicamos teste prático e prática geral feita em grupo. Eles (os alunos) devem demonstrar que sabem resolver situações expostas pelos professores".

Referência - Desde 1987, o Projeto Alfa tem sido o precursor da mesma iniciativa em vários outros lugares do Brasil como da Universidade de São Paulo - USP, Universidade de Campinas - Unicamp (SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) e Faculdade de Medicina de Pouso Alegre (MG).

É o caso também da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), que criou o Projeto Alfa – Famema. Eles tiveram a preocupação de citar a origem do projeto - Santos. No entanto, Zaher comenta que há também universitários e faculdades que não respeitam o pioneirismo e tradição dos alunos da Unilus.

“As faculdades copiam o modelo da apostila na íntegra e não citam sequer a origem ou de quem é o material. Uma faculdade chegou até a fazer o registro do nome Projeto Alfa”.

Questionado se os alunos da universidade não teriam o interesse em garantir o nome do projeto para que não houvesse plágio, o coordenador é categórico: “Não vale a pena registrar, até porque essa não é nossa meta. A meta do Alfa é servir”.

Na terceira edição do ano, que será realizada de 14 a 25 deste mês, 125 pessoas foram inscritas em apenas dois dias. Os interessados em participar dos próximos cursos devem se informar na portaria da Unilus. Além disso, é necessária a doação de três quilos de alimento não-perecível no ato da inscrição, que são revertidos para instituições de caridade muitas vezes em forma de cesta-básica.

Informações pelos telefones 3234-7961 (Diretório Acadêmico) ou 3221-3252 (Campus II - Unilus). A Unilus fica na Rua Oswaldo Cruz, nº 179 - Boqueirão.


Outras reportagens do caderno Saúde:

 Ministério da Saúde combate o câncer de mama em jovens
 Catarata é principal causa de cegueira na terceira idade
 Tratamento para varizes tem novas técnicas


 

 

 

 

DESTAQUES

PODCAST DO ONLINE 

Sempre realizando experiências com as mais recentes tecnologias disponíveis, o UNISANTA Online inicia a publicação de matérias especialmente desenvolvidas para podcast.
Leia mais
 

ONLINE RSS 

Pioneiro em seu segmento, o UNISANTA Online publica uma versão XML de suas reportagens semanais.
Leia mais
 

FOMOS LÁ... 

 Discussão sobre guarda de filhos, pais e paternidade
 Proteção, recuperação e a sustentabilidade da Mata Atlântica
 Reportagens, gibiteca, quadrinhos e contos sobre HQs
 Armazenador de vídeos diversos


ONLINE WAP 

Conheça agora mesmo o UNISANTA Online WAPOs destaques da programação cultural da Baixada Santista e as manchetes da edição web estão no UNISANTA Online WAP, o primeiro Jornal Laboratório  disponível para dispositivos móveis.
Leia mais
 

NO CAMPUS 

FaAC
Site da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), mantenedora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão em Moda da UNISANTA.

UNISANTA Notícias
Página contendo as últimas novidades da universidade em informes elaborados pela Assessoria de Comunicação da UNISANTA.

Visita virtual 360º
Faça agora mesmo uma visita virtual ao campus da UNISANTA e visualize seus ambientes em 360º.

Primeira Impressão
Jornal-laboratorial elaborado por alunos do quarto ano do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília.

mais sites

 

UNISANTA Online - Jornal-laboratório da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC)
Correspondência: UNISANTA Online - Rua Oswaldo Cruz, 266 - Boqueirão - Santos - SP.
© 1994-2006 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados. Reprodução de textos permitida mediante autorização.
As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos
professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da Universidade.