FaAC

de 2003

Trabalhadores do mar

Pablo Torres

DivulgaçãoVocê já pensou em conhecer o mundo e ainda ganhar em dólar? A possibilidade de trabalhar com uma remuneração atrativa e ao mesmo tempo desfrutar de ilhas paradisíacas é a oportunidade que surge com as novas temporadas de cruzeiros marítimos.

Com salários que variam entre US$ 500 e US$ 3 mil, muitas agências recrutam tripulantes interessados em trabalhar à bordo de grandes transatlânticos. Os contratos são de até dez meses, mas não é fácil conseguir uma vaga.

O requisito básico e imprescindível é o domínio do inglês. Além disso, o candidato deve ter experiência na função desejada, ótima saúde e ser capaz de trabalhar até 14 horas por dia durante sete dias por semana. As vagas são para garçom, barman, cozinheiro, Front Desk, DJ`s, cabeleireiros, camareiros, fotógrafos, entre outras.

A empresa Mbrazil, que está no mercado há quatro anos, faz intercâmbios profissionais remunerados e está recebendo currículos de pessoas interessadas em trabalhar em cruzeiros marítimos. Segundo o responsável pelo recrutamento da empresa, Marcelo Toledo, serão geradas mais de 500 chances de empregos na próxima temporada de verão. "São muitas vagas para o verão 2004, já que os navios sempre renovam o quadro de funcionários". Ele diz ainda que os tripulantes trabalham bastante. "O trabalho não é pouco, mas a remuneração é boa e o tripulante tem a oportunidade de seguir carreira na área de turismo e ainda conhecer o mundo sem pagar nada", completa Toledo.

O estudante Maurício Correia passou pela experiência de ser funcionário de um navio e não se arrepende. Ele trabalhava oito horas por dia como garçom, ganhando US$ 500 por mês, e mais cinco horas extras como camareiro. "O dinheiro é bom, mas eu não juntei muito. Comprei muita coisa e fiz bastante bagunça além de conhecer lugares lindos e interessantes", conta.

Maurício voltou em julho deste ano para concluir o curso de Direito que faz na Unisantos (Universidade Católica de Santos), mas já está pensando em voltar e juntar dinheiro para fazer uma pós-graduação na Europa. "Vou me formar, passar mais seis meses no navio e depois fazer a pós", programa Maurício, que espera voltar logo ao navio onde está sua namorada romena, que trabalha como garçonete.

destaques

Poucas e Boas

No campus

Em Dia com a UNISANTA
As últimas novidades da universidade em informes elaborados pela Assessoria de Comunicação da Universidade Santa Cecília.

Vozes de Santos
Projeto idelizado pelo renomado jornalista Gilberto Dimenstein junto à UNISANTA: venha ouvir as vozes de uma comunidade através de seus personagens, capazes de ensinar pela sua própria experiência de vida.

Portocidade
Uma viagem inesquecível pelos cinco séculos da cidade de Santos.

Pinacoteca Benedicto Calixto
Conheça agora mesmo a belíssima Pinacoteca Benedicto Calixto, cuja sede é um casarão do início do século restaurado e conservado como um dos últimos exemplares das moradias dos barões do café.

Primeiro Texto
Conheça o informe elaborado por alunos do segundo ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília.

Sala 426
Conheça a revista eletrônica Sala 426, recheada de reportagens dos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UNISANTA.

SIBi UNISANTA
Consulte pela Internet o acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Santa Cecília.

Proler-BS
Página do núcleo regional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, sediado na UNISANTA.

Santa Teen
As últimas notícias do Colégio Santa Cecília.

Online UNISANTA
- Jornal Laboratório da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC)
Correspondência: Online UNISANTA - Rua Oswaldo Cruz, 266 - Boqueirão - Santos - SP. Correio eletrônico: online@unisanta.br
© 1994-2003 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados.
As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos
professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da Universidade.